Autoras

Goiânia, Goiás, Brazil
Paula Hollanda e Beatriz Xavier, 8º ano F

Latifúndio Monocultor na América Latina

Latifúndio Monocultor na América Latina
Camponeses trabalhando

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Curiosidades

Bandeira do MST



Bandeira do EZLN


Como vimos, a reforma agrária influencia na formação de grupos revolucionários que querem que ela seja executada. O EZLN é um exemplo desses na América Latina.

Chamado Exército Zapatista de Libertação Nacional, o EZLN é um grupo revolucionário armado baseado no estado mexicano de Chiapas, que visa combater as opressões sofridas pelos povos indígenas no México, e, mais que um grupo guerrilheiro, autodefine-se como um movimento organizado em comunidades cuja organização política seria baseada na "democracia direta". O EZLN incorpora em sua luta tecnologias modernas como telefones via satélite e a internet como maneira de obter apoio interno e no estrangeiro.

Já no Brasil, temos como exemplo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que busca fundamentalmente a redistribuição das terras improdutivas. O MST se organiza em 24 estados brasileiros. Sua estrutura é composta por setores, coletivos, e 250 famílias, que buscam trabalhar cada uma das frentes necessárias para a reforma agrária verdadeira. São setores do MST: Saúde, Direitos Humanos, Gênero, Educação, Cultura, Comunicação, Formação, Projetos e Finanças, Produção, Cooperação e Meio Ambiente e Frente de Massa. São coletivos do MST: juventude e relações internacionais. Esses setores desenvolvem alternativas às políticas governamentais convencionais, buscando sempre a perspectiva camponesa.

Um comentário:

Bru M. Santos disse...

Brasil é com 'S' não com 'Z' só pra avisar.